Páginas

sábado, 28 de maio de 2011

Primeira Guerra Mundial

As trincheiras


       A vida nas trincheiras era horrível. Quando chovia, os túneis inundavam. E os soldados tinham de lutar, comer e dormir por semanas com os uniformes encharcados. Havia lama por todos os lados, às vezes atingindo até o peito dos homens. Eles não podiam se manter aquecidos, e as doenças se espalhavam, matando milhares de combates diariamente. Sofria-se também com os piolhos e com a impossibilidade de enterrar os mortos.
     As trincheiras protegiam as tropas contra os tiros de fuzis e metralhadoras, mas eram pouco eficazes contra projéteis de artilharia. Durante os ataques, os feridos ficavam no campo de batalha até a noite, quando as patrulhas de resgate podiam procurá-los com menos perigo.

Fonte: Adaptado de: Ken Hills. A Primeira Guerra Mundial. São Paulo,
Ática, 1996, p. 7. Coleção Guerras que Mudaram o Mundo.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Tiradentes e sua imagem


O legado e a verdadeira imagem de Tiradentes:

É fato que Tiradentes, por ser um alferes, não podia manter aquela imagem que nós nos acostumamos nos livros de História: barbudo e com longos cabelos. Mesmo preso, Tiradentes não conseguiria deixar crescer barba e cabelo, pois os mesmos eram aparados constantemente para evitar piolhos nos presos.

Estas imagens são da época em que o Brasil, após proclamar sua República, necessitava de heróis nacionais, figuras que representariam o espírito de luta contra a monarquia e o poder absolutista e a favor da República. Tiradentes, retratado de uma forma bem parecida com a imagem de Jesus e ainda por cima sendo traído por um igual antes de ser morto era tudo que uma República recém-criada precisava para este fim.

E esta imagem de Tiradentes que ficou perpetuada nos livros de História. Lógico que não podemos diminuir a importância da Inconfidência Mineira, muito menos da figura de Tiradentes. Sua execução no Rio de Janeiro, inclusive, foi feita de uma forma que incitou na população que assistiu um certo sentimento de revolta na época. Mas como a execução também serviu como uma demonstração de poder da Coroa, ninguém tentou se rebelar.

Hoje o nome de Tiradentes está gravado para sempre no Livro de Aço dos Heróis da Pátria, que está dentro do Panteão da Pátria, em Brasília, onde repousam homenagens a todos, brasileiros ou não, que de alguma forma diveram destaque a favor do Brasil.
Fonte:HistóriaZine, site sobre História