Páginas

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Revolução Cubana e Chinesa - Resumo e atividade- 3º ano medio

Revolução Cubana e Chinesa - Resumo

Leia o texto e responda as questões


O que foi a Revolução Cubana?


        A Revolução Cubana começou com a guerrilha liderada por Fidel Castro contra o ditador Fulgêncio Batista, apoiado pelo governo norte americano, e prosseguiu com a implementação de um governo revolucionário, que pouco mais tarde se alinharia com o socialismo soviético.


        A primeira ação militar organizada contra Batista foi a invasão do Quartel da Moncada, em 26 de julho de 1953, onde encontravam-se presos políticos. Líder da iniciativa, Fidel Castro foi condenado a 15 anos de prisão, enquanto a maioria dos outros combatentes foi executada. Em seu julgamento, ficou célebre o discurso de Castro em defesa própria, no qual cravou a frase “a História me absolverá”. Libertado graças à pressão popular, ele se exilou no México, onde arregimentou voluntários para voltar à ilha, em 1956, a bordo do iate Granma, e tomar o poder. Entre os voluntários, estava o jovem médico Ernesto Che” Guevara, que se tornou seu braço-direito.

        Apesar da desvantagem numérica contra o exército cubano, mas contando com imenso apoio popular, os revolucionários pouco a pouco colecionaram vitórias contra o governo de Batista. De 1956 e 1958, vindo da Sierra Maestra, região de montanhas no leste da ilha, eles tomaram diversas cidades do país. Em 1º de janeiro de 1959, Fidel declarou vitória em um discurso em Santiago de Cuba. No mesmo dia, Batista abandona o país, deixando a capital, Havana, livre para os rebeldes liderados por Che Guevara e Camilo Cienfuegos.

    Uma das primeiras medidas do governo revolucionário foi nacionalizar propriedades de empresas americanas, donas de cerca de 75% das terras férteis da ilha. Outras medidas urgentes foram a construção de casas populares em regime de cooperativa e um extenso plano de alfabetização.

Em 1º de maio de 1961, Cuba declarou-se oficialmente um governo socialista, o que lhe rendeu o apoio da União Soviética e fez da ilha um importante foco de tensão durante a Guerra Fria, graças à sua proximidade geográfica com os Estados Unidos. O momento histórico mais crítico foi a invasão, arquitetada pela CIA (Central de Inteligência Americana), da baía dos Porcos, em 1961. O plano era entrar em Cuba e destituir Fidel do poder – mas foi um grande fracasso.

Os Estados Unidos, então, iniciaram uma série de medidas diplomáticas contra Cuba, sendo a principal delas um embargo econômico que persiste até hoje. A CIA ainda planejou eliminar Fidel diversas vezes, falhando em todas.

      Com a extinção da União Soviética, em 1989, Cuba perdeu sua principal fonte de apoio financeiro e entrou num período de grave crise econômica, enfrentando dois períodos de fome no início dos anos 1990. O país iniciou um lento processo de reforma. Para piorar, o embargo econômico foi reforçado em 1996 com a lei Helms-Burton, aprovada no governo de Bill Clinton, que estipulava sanções a empresas estrangeiras que tivessem negócios em Cuba. Atualmente, sob a presidência de Raul Castro, sucessor do irmão Fidel, e com a eleição de Barack Obama, existe a expectativa de que o processo de abertura da economia cubana se acelere.

Confira as causas e resumo da Revolução Chinesa:

         No século XIX, a China sofria com a exploração e a dominação das grandes nações européias. Neste contexto, o Reino Unido, grande potência imperialista, se destacava por interferir diretamente tanto nos assuntos políticos quanto nos culturais: os imperadores da Dinastia Manchu haviam perdido sua autonomia e resignavam-se às vontades européias.

Causas da revolução chinesa

   Além da situação de dominação estrangeira, outro fator causava insatisfação e dificultava o desenvolvimento do país: alguns poucos proprietários rurais detinham a posse das terras produtivas chinesas, a agricultura vivia num regime quase que feudal.
      O crescente descontentamento com tal condição acabou deflagrando um movimento popular conhecido como Guerra dos Boxers entre os anos de 1898 e 1900. Por seu cunho nacionalista, a revolta foi duramente coibida pela ação de tropas estrangeiras. Os rebeldes defendiam a necessidade de se resistir aos condicionamentos ocidentais e cristãos que, segundo eles, eram responsáveis pela situação de miséria em que se encontrava boa parte da população chinesa
.
O que foi a revolução chinesa 

      Sun Yat-sen, médico, político e estadista chinês, foi o responsável pela fundação do Kuomintang (Partido Nacionalista), facção que tinha como objetivo maior combater o domínio europeu e a monarquia. Em 1911, ele assumiu o posto de primeiro presidente daRepública Chinesa. Apesar de ter contado com o apoio da maioria dos militares do país, sua administração teve que enfrentar a oposição de diversas regiões que, comandadas por grandes proprietários rurais, recusavam-se a aceitar o novo governo. Tal recusa fez com que a China enfrentasse uma longa e inquietante guerra civil por vários anos.

        Com a morte de Sun Yat-sen no ano de 1925, uma disputa política foi travada até que o Kuomintang se uniu ao Partido Comunista Chinês. Posteriormente, em 1927, o general Chiang Kai-shek tomou o poder e liderou as tropas chinesas, combatendo opositores da República como os grandes proprietários de terras e os dissidentes comunistas.
      Durante a Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945) o conflito entre comunistas e nacionalistas ficou suspenso, pois as duas partes precisaram se aliar no combate ao Japão, que almejava dominar a China. Logo que terminou a Grande Guerra, os nacionalistas reiniciaram a perseguição aos comunistas liderados por Mao Tse-tung, voltando à disputa bélica.

     Posteriormente, em 1949, o país viveu um grande processo de transformação social e política – a chamada Revolução Comunista alterou significativamente a sociedade chinesa. Quando os comunistas finalmente tomaram o poder e instituíram Mao Tse-tung  como chefe supremo, diversas medidas foram adotadas  a partir do projeto político-social  denominado Grande Salto para Frente. Pouco tempo depois, em 1966, o governo chinês criou um programa de controle cultural, político e ideológico chamado de Revolução Cultural Chinesa, este buscava neutralizar a oposição crescente que havia ganhado força com o eminente fracasso do Grande Salto para Frente.


  1. Explique o antagonismo cubano em relação aos E.U.A:
  2. Que tipo de governo Fidel implantou em Cuba? Explique este sistema governamental:
  3. Como E.U.A agiu e age ate hoje com Cuba?
  4. No passado URSS foi ponto de apoio à Cuba. Hoje, os laços estreitos entre Brasil e Cuba facilitaram o desenvolvimento econômico de Cuba. Você concorda? Por quê?
  5. O que defendiam os rebeldes da Guerra dos Boxers?
  6. Porque aconteceu a guerra civil na China em 1911?
  7. Na China implantaram o governo comunista. Explique que tipo de governo é este: