Páginas

quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Exercicio sobre Guerra Fria

1. Em qual contexto histórico surgiu a Guerra Fria?

A - No final da 1ª Guerra Mundial, quando ocorreu a expansão do socialismo para quase todos os países da América.
B - No momento seguinte ao final da 2ª Guerra Mundial, quando Estados Unidos e União Soviética entraram em disputa mundial pela hegemonia militar, política e econômica.
C - No final da década de 1980, com a crise do socialismo no leste europeu.
D - No começo do século XX, com o rápido crescimento industrial e tecnológico da União Soviética e dos Estados Unidos.

2. Quais os dois sistemas econômicos que entraram em conflito durante a Guerra Fria?

A - Socialismo e Comunismo.
B - Comunismo e Coletivismo
C - Capitalismo e Anarquismo
D - Socialismo e Capitalismo

3. Qual das alternativas abaixo explica melhor a expressão "Guerra Fria".

A - Guerra entre EUA e URSS onde as batalhas ocorreram em áreas de clima frio.
B - Guerra ocorrida na década de 1950, entre EUA e URSS, em que ocorreu uso de armas nucleares.
C - Disputa ideológica entre os Estados Unidos (capitalismo) e a URSS (socialismo) sem guerras de fato, ou seja, sem embate militar direto entre os dois países.
D - Disputa ideológica entre Alemanha e Inglaterra, durante a Segunda Guerra Mundial.

4. Quais os dois blocos militares que se formaram durante a Guerra Fria e quais países os lideraram?

A - OTAN - Organização do Tratado do Atlântico Norte (liderada pelos Estados Unidos) e Pacto de Varsóvia (liderada pela União Soviética).
B - OTAN - Organização do Tratado do Atlântico Norte (liderada pelos Estados Unidos) e Benelux (liderada pela Bélgica).
C - Pacto de Varsóvia (liderada pela União Soviética) e Tríplice Aliança (liderada pela Alemanha)
D - Tríplice Entente (liderada pelo Reino Unido) e OTAN - Organização do Tratado do Atlântico Norte (liderada pelos Estados Unidos)

5. Um dos símbolos da Guerra Fria foi a construção do Muro de Berlim. Qual das alternativas abaixo explica a existência desse muro?

A - O Muro de Berlim foi construído na década de 1940 para impedir a invasão da capital alemã pelo exército aliado.
B - A Muro de Berlim foi uma linha imaginária para dividir as duas Alemanhas (uma socialista e outra capitalista).
C - Em 1961 foi construído o Muro de Berlim, para dividir a cidade em duas partes: uma capitalista e outra socialista.
D - O Muro de Berlim foi construído, com financiamento soviética, ao redor da cidade para proteger a capital alemã da influência capitalista

6. Proclamada a República inicia-se um novo período na História política do Brasil: “A República Velha ou Primeira República”.  A respeito dos primórdios da República é correto afirmar. A fase e o primeiro presidente da República foram respectivamente

A - República Oligárquica e  Hermes da Fonseca
 B - República da Espada e Deodoro da Fonseca
 C - República da Espada e Floriano Peixoto
 D - República Oligárquica e  Prudente de Morais

7. A chamada “Política dos Governadores”, instituída a partir do governo de Campos Salles, caracterizava-se por:

A - permitir que a escolha do Presidente da República fosse resultado de um consenso entre os governadores e desta forma manter o grupo político no poder.
B - tornar os governadores um mero instrumento do poder do Presidente da República e impedir a formação de novas lideranças contrárias ao governo federal;
         C - acordo político que consistia na troca de favores entre os governos federal,                       estadual e municipal para manter os grupos políticos no poder. 
         D - tornar os governadores representantes de um federalismo liberal e democrático              com objetivo de renovar as lideranças políticas;

8. Os movimentos messiânicos eram mais comuns do Brasil do que imaginávamos. Além de Canudos, várias revoltas envolvendo seguidores destes movimentos eclodiram durante a primeira metade de século passado. Como o Messianismo foi possível?

A - Devido a concentração latifundiária, o estado de miséria dos camponeses, a prática do coronelismo e a forte religiosidade popular.
B - Devido unicamente a religiosidade do sertanejo que encontrava nas práticas do messias um conforto para a vida miserável que estava submetido.  
C - Devido ao grande poder dos líderes messiânicos cujo prestígio era medido pela quantidade de eleitores que controlasse conseguindo desta forma se eleger para os cargos políticos.
D - Em virtude do temor que as profecias dos beatos causavam à população mais pobre, preferindo resignar-se a vida de perigrinações e orações para salvação da alma.

9.O coronelismo foi uma peça importante da perversa engrenagem que impedia a representatividade política da maioria da população, principalmente a parcela da sociedade mais carente. Podemos definir o coronelismo como:

A - Sistema de poder cujo grupo político que alternava-se no poder federal como forma de garantir a manutenção dos privilégios aos seus respectivos Estados
B - Sistema de poder que consistia na troca de favores entre o poder estadual e municipal a fim de garantir seus interesses políticos utilizando práticas fraudulentas para vencer as eleições.
C - Sistema de poder no qual o coronel era uma peça secundária e sua participação era ofuscada pela Comissão de Verificação, pois na prática era esta quem declarava os candidatos eleitos.
D - Sistema de poder baseado no coronel o líder político local, grande proprietário de terras que usava jagunços para formar os currais eleitorais, através de práticas de intimidação ao eleitor.

10. Sobre a Revolta de Canudos, assinale a alternativa INCORRETA. 

A - O seu principal líder foi Antônio Conselheiro.
B - Os sertanejos de Canudos lutavam contra a injustiça e a miséria persistente na região.
C - Caracterizou-se como um movimento de caráter messiânico.
D - Os revoltosos de Canudos receberam apoio incondicional dos coronéis da região.

Atividade de revisão. Ditadura militar. 9 ano

          1.      Como teve início a Ditadura Militar no Brasil que durou de 1964 a 1985?

     A - Através de eleições democráticas que levaram ao poder os militares.
     B - Através de um acordo ocorrido entre o presidente João Goulart e comandantes das forças armadas        brasileiras.
     C - Através de uma sangrenta guerra civil em que os militares tomaram o poder a força, após a morte de       milhares de brasileiros.
     D - Através de um golpe militar, ocorrido em 31 de março de 1964, que tirou o presidente João Goulart     do poder.

          2.   Qual das alternativas abaixo aponta características do regime militar brasileiro?

   A - Bipartidarismo, falta de democracia, perseguição aos opositores políticos e repressão aos movimentos          sociais.
  B - Democracia, eleições diretas para presidência da República, apoio aos movimentos sociais,             distribuição de terras para os camponeses.
 C - Implantação do socialismo, existência de vários partidos políticos, tolerância com os opositores       políticos.
  D - Liberdade de imprensa, valorização do sistema democrático, apoio aos sindicatos e movimentos de     trabalhadores sem terras.

        3.      O Ato Institucional Número 5 ( AI-5 ) foi o mais duro do governo militar. Qual das alternativas abaixo aponta as características deste ato?

A - Fechou totalmente a economia brasileira para o mercado externo, nomeou juízes para cargos públicos e implantou várias medidas socialistas.
B - Decretou a prisão de todos os artistas brasileiros, proibiu todo tipo de música no país e modificou a letra do Hino Nacional.
C - Decretou o fechamento do Congresso Nacional por 10 anos, anulou o título de eleitor de todos os cidadãos brasileiros e anulou as aposentadorias de cantores, professores e políticos.
D - Aposentou juízes, cassou mandatos, acabou com as garantias do habeas-corpus e aumentou a repressão militar e policial.

    4.    No campo econômico, a economia brasileira cresceu muito durante os anos de 1969 e 1973. Esta fase ficou conhecida como época do Milagre Econômico. Qual das alternativas abaixo aponta características deste período?

A - Investimentos nos setores culturais e educacionais, baixo índice de endividamento externo, distribuição de renda de forma justa.
B - Forte crescimento do PIB, investimentos em infraestrutura e elevados empréstimos vindos do exterior com aumento da dívida externa.
C - Elevados investimentos externos (principalmente da URSS), inflação muito baixa e controlada e aumento do consumo das camadas mais pobres da sociedade.
D - Criação de programas de distribuição de renda, incentivo à reforma agrária, aumento significativo das exportações de máquinas e produtos tecnológicos.

      5.   Qual das alternativas abaixo aponta uma importante decisão que abriu caminho para a redemocratização no país e fim da ditadura militar?

A - Em 1984, a Campanha das Diretas Já conquistou seu objetivo e as eleições diretas para presidente voltou ao país em 1985.
B - Em 1979, o presidente Figueiredo estabeleceu o fim da ditadura e convocou eleições diretas para presidente.
C - Em 1978, o presidente Geisel acabou com o AI-5, restaurou o habeas-corpus e abriu caminho para a volta da democracia no Brasil.
D - Em 1980, com apoio dos EUA, uma guerra civil derrubou o governo militar e colocou no poder um presidente civil.

6 - No dia 31 de março de 1964, um levante apoiado pela camada mais conservadora da população brasileira executou com sucesso um golpe de Estado e retirou o poder das mãos do presidente da República. O governante deposto pelas Forças Armadas em 1964 foi:

A-João Figueiredo
B-Júlio Prestes
C-João Goulart
D-Jânio Quadros

7- O Golpe de 1964 teve suporte político de um governo que lutava contra os regimes socialistas em diversos países do mundo. A ditadura militar submeteu o Brasil a um regime alinhado politicamente a qual país?

A-Inglaterra
B-Itália
C-Alemanha
D-Estados Unidos

8- Em 1968, o regime militar tornou-se ainda mais rígido, e os direitos civis e políticos da população ficaram mais restritos pelo decreto do Ato Institucional nº 5 (AI-5). Quem era o presidente militar que governava o Brasil em 1968?

A-Costa e Silva
B-Castello Branco
C-Ernesto Geisel
D-Garrastazu Médici

9 - Durante quatro anos da ditadura militar, a economia brasileira cresceu, em média, 11,2% ao ano. O período ficou conhecido como "milagre econômico" e ocorreu entre os anos:

A-1965 e 1969
B-1969 e 1973
C-1967 e 1971
D-1973 e 1977

10 - O processo de abertura política "lento, seguro e gradual" foi proposto pelo general Ernesto Geisel, sucessor de Garrastazu Médici, pressionado principalmente pelo fim do "milagre econômico". A abertura proporcionou o crescimento de qual partido político?

A-PT
B-PTB
C-MDB
D-PDT