Páginas

terça-feira, 3 de novembro de 2015

Para os alunos do 7º ano- 28 de janeiro

Reformas Protestantes e a Contra-reforma

A Reforma Protestante foi um movimento cristão iniciado no século XVI, na Alemanha,que protestava contra diversos pontos da doutrina da Igreja Católica, propondo uma reforma no catolicismo.
Dentre as causas principais da Reforma Protestante, podemos destacar o luxo da Igreja, pois, enquanto pregavam pobreza e simplicidade, membros do clero vivam no meio de grandes riquezas.
A doutrina protestante defendia: Salvação pela fé (todas as pessoas são salvas pela fé). Livre interpretação da bíblia (todas as pessoas podem ler e interpretar a bíblia). Bíblia é a única fonte da verdade (aceitar apenas o que está na bíblia).

1. Luteranismo

A Reforma Luterana foi iniciada por Martinho Lutero, na Alemanha. Tudo começou quando,para propiciar a construção da Basílica de São Pedro, em Roma,o papa Leão X ordenou a venda de indulgências. Martinho Lutero não aceitou a atitude do papa e protestou contra a igreja católica. Esta disputa entre Lutero e a Igreja se prolongou até 1520, quando o papa o excomungou. Lutero queimou publicamente o documento de excomunhão e passou a difundir sua doutrina.  Assim, surgiu o luteranismo,

2. Calvinismo

            A Reforma Calvinista foi iniciada por João Calvino, na Suíça. Calvino passou  a defendera idéia de predestinação, segundo a qual a prosperidade alcançada pelo trabalho honesto e legal eram uma benção divina e um sinal da salvação da alma. Assim, o calvinismo se expandiu para países onde o comércio era mais desenvolvido, como a França, Holanda e Inglaterra.

3. Anglicanismo

A Reforma Anglicana foi iniciada por Henrique VIII, na Inglaterra. Henrique VIII havia solicitado ao papa a anulação de seu casamento com Catarina de Aragão, para casar-se com Ana Bolena. Diante da recusa do papa– e usando isso como pretexto– o rei anulou seu casamento e se declarou chefe supremo da Igreja da Inglaterra. Assim, em1534,nascia o anglicanismo

4. Contra-reforma

A Contra-reforma foi uma reação da Igreja Católica à Reforma Protestante. Foram medidas tomadas pela igreja católica na contra-reforma: criação da Companhia de Jesus (Jesuítas), aumento das atividades do Tribunal da Inquisição, criação de Seminários. Tudo isso para barrar a expansão das idéias protestantes e tentar reconquistar os fieis católicos perdidos com o protestantismo.

Resolva:

  1. O que foi a Reforma protestante?
  2. Quem foi Martinho Lutero?
  3. O que João Calvino defendia?
  4. Em que países o calvinismo se expandiu?
  5. Por que Henrique VIII se declarou chefe supremo da Igreja da Inglaterra?
  6. O que a Igreja Católica fez?
  7. Que medidas a Igreja Católica criou para combater a Reforma Protestante?