Páginas

quinta-feira, 28 de abril de 2022

Grécia e Roma Antiga

 Grécia Antiga

A mais sábia das civilizações antigas

A civilização grega foi a mais avançada do mundo antigo. 

Foi na Grécia que o pensamento filosófico teve origem. O pensamento filosófico deu base para o desenvolvimento do conhecimento científico, ou seja, explicar os fatos através de métodos e técnicas que possam ser avaliados e comprovados. Antes disso só existia o pensamento mítico, baseado em crenças e mitos que não podiam ser comprovados, pois partiam do imaginário popular. Sócrates, Platão e Aristóteles foram os principais filósofos da Grécia Antiga, contribuindo para a evolução de diversas áreas do conhecimento. 

Sociedade e Cultura

A sociedade grega tinha uma hierarquia bem definida: os periecos eram os habitantes da periferia e não tinham participação política; os esparciatas eram cidadãos espartanos integrados ao exército ou negócios públicos, os escravos eram os prisioneiros de guerra ou pessoas escravizadas por terem dívidas; os hilotas eram servos do estado; os metecos eram estrangeiros ligados ao comércio e também não tinham participação na vida pública e finalmente os eupátridas eram as pessoas nascidas em Atenas, formavam a aristocracia latifundiária.

 A tragédia e a comédia foram os dois gêneros de teatro da Grécia. As apresentações de teatro eram feitas ao ar livre e muitas peças do teatro grego são representadas até hoje.

 A poesia grega era muito valorizada, tanto que em todos os banquetes, jogos e festivais era declamada inclusive acompanhada por música. Eram classificadas em épica, encontrada nas obras de Homero e lírica, que recebeu esse nome por sempre ser acompanhada pelo som da lira.

Os templos foram os maiores representantes da arquitetura grega. Eram construções requintadas, feitas em pedra e com estilo próprio. O templo grego mais importante era o Partenon de Atenas.

 A escultura foi desenvolvida, por muito tempo, para completar as obras arquitetônicas, principalmente nos templos. Assim, é comum ver grandes esculturas ao lodo de templos e construções gregas.

Na medicina os gregos também “saíram na frente”, Hipócrates foi o primeiro a estudar as ciências médicas. Na Grécia Antiga havia uma forma interessante de atendimento: as consultas eram gratuitas, mas a pessoa que se restabelecia deveria fazer uma oferenda, levando ao “doutor” uma réplica do órgão ou membro afetado.

Culto a vários deuses

 No que desrespeito à religião, os gregos eram politeístas, isto é, acreditavam em vários deuses, mas para eles os deuses tinham uma forma antropomórfica, ou seja, eram a figura ampliada dos homens e a única diferença entre eles era a característica de imortalidade dos deuses. Podiam ser encontrados nas alturas dos céus ou nas profundezas dos oceanos e eram, representavam forças da natureza, protegiam a humanidade e representavam paixões e sentimentos humanos. Além dos deuses, os heróis também eram cultuados e chamados de semideuses.

 Grécia e a origem das Olimpíadas

O evento esportivo mais importante do mundo surgiu na Grécia

Para os gregos o esporte era muito importante! Através dele podiam mostrar suas habilidades e homenagear os deuses, principalmente Zeus, considerado o “deus dos deuses”. Como ocorria na cidade de Olimpia, o evento passou a ser chamado de Olimpíada. A primeira aconteceu há 2.500 a.C. com uma única competição: a corrida olímpica. A partir daí ficou estabelecido que as olimpíadas ocorreriam sempre a cada quatro anos, durante os meses de julho e agosto, sistema que é mantido até hoje. 

Com o passar do tempo, o número de competições foi aumentando, até chegar a dez eventos: corrida, pentatlo, arremesso de disco, salto em distância, lançamento de dardo, luta, boxe, pancrácio, corrida de bigas (carro de duas ou quatro rodas puxados por cavalos) e corrida de cavalos. Tudo tinha que acontecer em cinco dias!

Curiosidade

Segundo a mitologia greco-romana, os deuses habitavam o Monte Olimpo, que fica no norte da Grécia, perto do mar Egeu. Tem 3 mil metros de altura e é o ponto mais alto do país.

(fonte: Guia dos Curiosos)

Roma Antiga

A cidade de Roma, situada entre colinas e em local estratégico para a comunicação, foi o berço da civilização romana. Com o tempo, os romanos iniciaram sua expansão por todo o Mediterrâneo, que chamaram de mare nostrum (“mar nosso’’).

As origens de Roma

Por volta do II milênio a.C., a península Itálica, situada no sul da Europa e avançando pelo mar Mediterrâneo, começou a ser habitada por diferentes povos, dentre eles os latinos.

Esses povos ocuparam uma planície próxima ao rio Tibre, onde fundaram aldeias e à qual deram o nome de Lácio. Aos poucos, eles foram se agrupando em volta de seu povoado mais importante, Roma, que se tornou uma das maiores cidades da Antiguidade.

A civilização romana desenvolveu-se em torno do mar Mediterrâneo. Os romanos dominaram territórios situados nos três continentes banhados por esse mar – Europa, Ásia e África -, construindo um poderoso império.

A divisão da história romana

A civilização romana se estendeu desde a fundação da cidade, em 753 a.C, até o fim do Império Romano do Ocidente, em 476 d.C.

A história política da Roma Antiga divide-se em três fases:

Monarquia Romana: período que durou até 509 a.C., quando ocorreu a expulsão dos etruscos;

República Romana: até o ano 27 a.C;

Império Romano: que terminou em 476 d.C

O Império Romano em sua maior extensão (século II)

Sociedade Romana

Os descendentes dos primeiros habitantes da península itálica eram os senhores das terras e ficaram conhecidos como patrícios.

Populações latinas também se dirigiram para aquele sítio e foram bem recebidas pelos antigos habitantes, que precisavam de mais braços naquele local. Estes foram nomeados clientes e podiam se misturar às famílias mais tradicionais por meio do casamento.

Por último, chegaram outros grupos não tão bem recebidos, mas que poderiam ficar para trabalhar nas terras dos patrícios, sem, contudo, terem terras próprias para seu sustento. Estes eram os plebeus.

Ainda existiam homens na condição de escravos, obtidos em campanhas militares dos latinos contra outras populações. Aqueles que eram capturados tornavam-se escravos em Roma. Contudo, a maior parte do trabalho, na monarquia, não era escravo, pois era desempenhado pelos homens livres e pobres, os plebeus.

A literatura romana foi muito desenvolvida, com a produção de textos poéticos e em prosa, mas os discursos políticos são os mais impressionantes desse universo literário.

Tito Lívio, Ovídio, Virgílio, Horácio, Cícero, Sêneca, o imperador Marco Aurélio são alguns dos nomes importantes do mundo intelectual romano. História, poesia, sátiras, filosofia e política foram campos de grande produção literária.

Religião

No campo religioso, antes da adoção do monoteísmo cristão, os romanos eram politeístas e seus deuses foram tomados dos gregos, latinizando-se os nomes. Além desses deuses, havia os protetores domésticos e o culto aos ancestrais.

Arquitetura

Na arquitetura, a influência grega também esteve presente. Entretanto, o espírito prático dos romanos destacou-se na construção de estradas, esgotos, aquedutos, estádios, colunas e arcos do triunfo.


ATIVIDADES

01. Qual foi a base fornecida pelo pensamento filosófico grego?

02. O que havia antes do pensamento filosófico grego?

03. Descreva o que eram cada um dos termos abaixo:

a) Periecos

b) Esparciatas

c) Escravos

d) Hilotas

e) Metecos

f) Eupátridas

04. Como era o teatro grego? Quais os dois gêneros existentes?

05. Escreva sobre a poesia grega.

06. Como era a arquitetura grega? Qual a sua maior construção?

07. Descreva a religião dos gregos na antiguidade.

08. o que é e como foi inventado as Olimpíadas?

09. Quais as invenções dos gregos ligadas à Medicina?

10. Faça um desenho representando a Grécia Antiga.

11. Quais os três períodos da História de Roma?  

12. Para explicar sobre a origem de Roma Antiga existe duas versões? Quais são e as explique?  

13. Como estava composta pirâmide social de Roma Antiga na época da Monarquia?




 


Nenhum comentário:

Postar um comentário