Páginas

segunda-feira, 15 de agosto de 2022

Filósofos iluministas



 

Apresentamos mais 3 (três) pensadores ficaram famosos e tiveram destaque por suas obras e ideias  neste período. São eles: 

John Locke. 

Nasceu em 29 de agosto de 1632 e faleceu em 28 de outubro de 1704. É Considerado o “pai do  Iluminismo”. Sua principal obra foi “Ensaio sobre o entendimento humano”, aonde Locke defende a razão  afirmando que a nossa mente é como uma tábula rasa sem nenhuma ideia. Defendeu a liberdade dos cidadãos  e Condenou o absolutismo. 

Ele também defendia que todo ser humano tem direitos naturais, como a liberdade, a felicidade e a  prosperidade, que deveriam ser garantidos pelos governos. Estes deveriam nascer de um pacto entre os  indivíduos e a sociedade, que aceitaria ser governada para superar os conflitos. Os governantes poderiam ser  destituídos caso não correspondessem aos interesses comuns. 

Locke também defendeu a separação da Igreja do Estado e a liberdade religiosa, recebendo por estas  ideias forte oposição da Igreja Católica. 

Jean-Jacques Rousseau. 

Nasceu em 28 de Junho de 1712 e faleceu em 2 de julho de 1778 É autor da obra “O contrato  social”, na qual afirma que o soberano deveria dirigir o Estado conforme a vontade do povo. Apenas um  Estado com bases democráticas teria condições de oferecer igualdade jurídica a todos os cidadãos.  Rousseau destacou-se também como defensor da pequena burguesia. 

O francês Rousseau afirmava que o poder pertence ao povo e que, portanto, todo governo deveria  estar submetido à vontade soberana do povo. Também acreditava que o ser humano, naturalmente bom, é  desvirtuado pela sociedade. 

Denis Diderot. 

Nasceu na França em 5 de outubro de 1713 e faleceu em 31 de Julho de 1784. Foi um importante escritor,  enciclopedista e filósofo francês do século XVIII. É considerado uma das principais figuras do Iluminismo. Sua grande  obra foi a elaboração editorial da "Enciclopédia", em parceria com d'Alembert entre 1750 e 1772. 

Em 1732, recebeu, da Universidade de Paris, o título de mestre em Artes. Nesse curso, Diderot estudou Literatura,  Filosofia, Matemática, Lógica, Física, Matemática entre outras disciplinas. Em 1749, foi detido e preso em Vincennes,  por ter publicado a obra Carta sobre os cegos

Pensamentos e ideias mais importantes: 

- Importância da Ciência como principal motor do desenvolvimento e progresso humano. - A política deve se incumbir de eliminar as diferenças sociais. 

- A religião deve ficar restrita ao campo de formação do comportamento humano. 

- A tecnologia é de fundamental importância para o desenvolvimento econômico das nações. - Foi um crítico do Absolutismo e do poder e influência da Igreja na sociedade. 

Atividade 

1.Após a realização da leitura da vida dos 5 (cinco) importantes filósofos: Voltaire, Montesquieu, John  Locke, Rousseau e Diderot. Qual informação chamou mais sua atenção? Justifique sua resposta.

2. Por qual razão os pensadores iluministas eram perseguidos pela  Igreja e a nobreza?

3. Quais organizaram a Enciclopedia?


Nenhum comentário:

Postar um comentário